Prazer em conhecê-los. Meu nome é Masato Uranishi, e vim do Betsuin em São Paulo. Já estou no Brasil a três anos e três meses.
Hoje, eu gostaria de falar sobre a "Ohigan". Como muitos de vocês devem saber, "Ohigan" refere-se à Terra Pura. A Terra Pura é chamada a outra margem, e o mundo atual em que vivemos é chamado de o esta margem.
Que tipo de mundo você acha que é a Terra Pura? A Terra Pura também é chamada da Terra Pura da Paz e Alegria. Que tipo de Alegria você acha que existe na Terra Pura? Imagine isso. Tenho esta imagem de Alegria: boa comida, bom álcool, ar puro, sem trabalho, sempre de férias, viajando e me banhando nas fontes termais. Essa é a imagem que eu tenho de Alegria.
Mas o mundo da Terra Pura, é claro, não é assim. Em poucas palavras, a Terra Pura é um mundo sem conflitos. Esse deve ser a verdadeira Alegria para nós.
No passado, havia um monge na China chamado Mestre Tanluan. Ele é mencionado nos “Shoshinge“(poema de verdadeiro fé) que você já ouviu muitas vezes. Ele nos ensinou que temos três tipos de Alegria.
O primeiro é "o Alegria através dos cinco sentidos".
A primeira é "desfrutar através dos sentidos", como ver belas paisagens, ouvir música agradável, tocar a roupa de cama fofa, comer comidas deliciosas e sentir bons cheiros. Estes são os tipos de Alegrias que eu imagino que a maioria de nós desfruta. Tenho certeza de que alguns de vocês estão ansiosos pelos Botamochi (bolos de arroz) que comeremos após o serviço cerimonial de hoje. Esse é o primeiro tipo de Alegria.
A segunda Alegria é realmente que se mantém na minha mente. É o "divertimento da discriminação". A maioria das pessoas que ouvem que é divertido discriminar pensam que não é verdadeiro ou que tais coisas não podem ser divertidas. No entanto, por favor, reserve um momento para pensar sobre isso.
No Japão, há um ditado: "O infortúnio humano tem gosto de mel". Se alguém de quem você não gosta está com raiva de você, você não se sente às vezes feliz ? Podemos nem perceber isso, mas antes de sabermos, estamos desfrutando da desgraça dos outros.
Na verdade, acho que foi este "gozo da discriminação" que mais seriamente se enraizou em nossas vidas. Quando penso em minha própria vida cotidiana, dou por mim inconscientemente desfrutando e ficando satisfeito por discriminar e fazer troça dos outros.
O Buda tem compaixão e tristeza por nós como tal. Ele se entristece com nossas tentativas de nos divertir fazendo pouco e discriminando os outros, e nos pergunta: "O que é que você realmente deseja? A ação de Amitabha Buda é nos perguntar: "O que é que você realmente deseja? Esse é na verdade o terceiro tipo de diversão. É "o gozo através dos méritos do Buda". Esta é a Alegria original para nós, a Alegria da Terra Pura, um mundo sem conflitos, como mencionei anteriormente.
Mestre Shinran que revelou Jodo Shinshu, comparou o mundo da Terra Pura com o mar e as pessoas com os rios.
Há muitos tipos de rios, há rios limpos e rios sujos, rios quentes e rios frios, rios de fluxo rápido e rios de fluxo lento. Existem muitos tipos diferentes. Nós, humanos, também somos diferentes em muitos aspectos. Todos nascemos e fomos educados de maneira diferente. Em termos de nascimento, homens e mulheres são diferentes. Em termos de educação, eu mesmo ainda não estou familiarizado com o Brasil, mas acho que, mesmo dentro do Brasil, o meio ambiente e a cultura são diferentes. Vivemos em um ambiente e uma cultura tão diferentes, portanto, a vida de cada um é completamente diferente. E por causa dessas diferenças, as pessoas lutam e discriminam umas contra as outras.
Mestre Shinran comparou a Terra Pura, um mundo onde não há conflito, com o mar. Que imagem você tem quando ouve a palavra 'oceano'? Eu tenho uma imagem de como é bonito ,entretanto se você olhar com atenção, verá que há muito lixo no mar. No Japão, há muito lixo de garrafas plásticas. As pessoas têm uma imagem de que o mar está limpo, mas na verdade, há muito lixo na praia e está sujo.
No entanto, uma pessoa disse que é por causa do lixo que o mar está limpo. Você sabe por quê? Ele disse que o mar está limpo porque aceita muitas coisas, inclusive lixo. Isto significa que você não pode deixar nada entrar porque está sujo. É o oceano que envolve e aceita tudo, e é por isso que ele está limpo.
No Japão, o mar é chamado de "mar-mãe". Isto porque uma mãe aceita uma criança, não importa o quão egoísta ele seja, não importa o quão malicioso ou maliciosa ele seja, mas isso não significa que mãe abandona o filho.
Portanto, quando Mestre Shinran compara a Terra Pura ao oceano, significa que ele não abandonará nem mesmo uma pessoa. Não há ninguém que não possa entrar na Terra Pura. Se formos um rio, o rio sempre fluirá para o mar. Nós humanos temos muitas diferenças, mas ainda assim, o mérito e a virtude do Buda, que não nos abandonará aconteça o que acontecer, é o que temos que esperar ansiosamente.
Por último, mas não menos importante, não acho que ninguém goste de lutar. Depois de uma briga, muitas vezes nos arrependemos. Mesmo assim, ainda lutamos e nos magoamos uns aos outros por coisas triviais. O Buda nos chama para "realizar seu verdadeiro desejo, realizar sua verdadeira Alegria" e nos diz que “seu verdadeiro desejo, sua verdadeira Alegria, é viver junto com várias pessoas sem lutar". Pode parecer uma forma rotunda de dizer isto, mas o Rito Cerimonial do Higan-e (Equinócio de primavera ) é um momento para ouvir este desejo mais uma vez.
Muito obrigado por sua atenção de hoje.
17504-010
Rua 24 Dezembro, 1587 Marilia Sao Paulo Brasil Bairro Alto Cafezal
Organização Budista Sinsyu Honganji em Marília Higashi Honganji
マリリア真宗本願寺 東本願寺 Tel templo 3301-6230 / Cel monje 99731-5598
Monge Shu Izuhara
facebook
https://www.facebook.com/higashi.marilia
“Quando vemos o poder do verdadeiro Voto de Buda, não há ninguém que possa passar por ele em vão.”
O Bodhisattva Vasubandhu, “Tratado da Terra Pura”
O Bodhisattva Vasubandhuindiano nos diz que a libertação de uma vida vazia é encontrar o verdadeiro poder do Voto de Buda. Há muitos anos, uma tailandesa que trabalhava no Japão foi colocada aos cuidados do templo onde vivo. Seis meses depois, graças aos esforços dos advogados tailandeses, ela tinha um passaporte temporário e estava pronta para retornar ao Japão.
No entanto, ela reclamou repentinamente: "Ai (pseudônimo) não quer ir para casa". Ela nasceu de uma Tailandesa e um Lao, foi forçada a trabalhar quando criança, ao ser transferida de um lugar para outro, e ressentiu-se com seus pais por tê-la abandonado.
O advogado dela me disse que em sua certidão de nascimento seu nome verdadeiro era formado pelos nomes de seus pais. Então eu lhe disse que seus pais haviam colocado muitos desejos em sua pequena vida em nome deles. Ela deixou cair uma grande lágrima no documento e deixou o Japão, determinada a voltar para a Tailândia. Voto movem as pessoas. Então, neste tempo de realidade distorcida, não está encontrando o verdadeiro poder do Voto de Buda de realizar e defender o Voto de restauração humana do Buda, que pergunta: "Isso é bom o suficiente?